.

www.artist.island. emerge.v (detalhe)
Fotos: Risée Chaderton





www.artist.island. emerge.v (detalhe)
Fotos: Risée Chaderton



 


 


Joscelyn Gardner

Por Andrea Wells

Joscelyn Gardner pertence a um pequeno grupo de artistas que foram os pioneiros da instalação enquanto linguagem artística em Barbados. Sua arte enfoca a criação de ambientes que ativam os múltiplos sentidos da percepção e não abrem espaço para a mera observação; ao contrário, eles requerem uma participação total do espectador em vários níveis sensoriais.

Nos últimos quatro anos, Gardner tem "explorado a sociedade do século XX e a relação do homem com o cosmos". O trabalho que ela expõe nesta Bienal, a instalação Virtual Omphalos, dá continuidade a essa pesquisa e examina mais especificamente a questão da 'identidade caribenha' na era eletrônica.

O advento da mídia eletrônica, a televisão, produziu um forte impacto nas culturas caribenhas. Essas ilhas-estados - cuja luta por afirmar suas identidades em uma atmosfera pós-colonial ainda é recente para muitas - se deram conta de que estavam sofrendo um drástico processo de 're-colonização' pela cultura norte-americana por meio dessa potente mídia. A introdução do computador também trouxe alterações significativas quanto à maneira como pensamos nós mesmos e os outros. A velocidade com a qual as mídias se comunicam, assim como sua natureza interativa e inclusiva, causou várias mudanças em nosso modo de percepção enquanto consumidores. Hoje não podemos mais nos considerar como um grupo isolado, mas como parte de um mundo que, subitamente, se tornou menor.

O medo da perda de identidade ainda persiste, mas a saída pode ser encontrada no âmbito do universo da informação. Barbados, assim como o Grande Caribe, agora está conectado, via computador, à Internet, fato que, ao mesmo tempo em que aumenta enormemente o fluxo de informações que chegam às ilhas-estado, também permite o caminho inverso, isto é, a difusão de informações. Agora nossa ilha não recebe apenas informações vindas do Exterior, mas pode responder, se reafirmar e comunicar nossas próprias idéias. O fato de sermos pequenos não significa uma restrição. O centro agora está em toda parte.

Virtual Omphalos se refere a esta realidade em vários níveis, utilizando como ponto de partida um mito ameríndio.

Joseph Campbell afirma em O Poder do Mito, de 1988, que "precisamos de mitos que identifiquem o indivíduo não em relação ao seu próprio grupo mas ao planeta". Gardner conseguiu atingir este objetivo utilizando referências caribenhas.



Cronologia


Nasceu na ilha caribenha de Barbados, em 1961, e passou sua infância mudando de um país em fase de desenvolvimento para outro. Após ter ganho uma bolsa de estudos, em 1980, foi estudar no Canadá, onde completou seus estudos de graduação (Cinema, História, Pintura, Escultura e Gravura) na Queen's University, em Kingston, Ontário, Canadá, em 1985. Mora e trabalha em Barbados.


Exposições

1995
Contemporary Art from Barbados, Wake Visual Arts Gallery, Releigh, Estados Unidos; Carifesta VI, Trinidad, Estados Unidos; 21st International Biennial of Graphic Art, Liubliana, Eslovênia.
1994
Spirit of Woman: Eye to the Soul, The Barbados Museum Gallery, Barbados, Caribe; 22ª Bienal Internacional de São Paulo, Brasil; Contemporary Art from Barbados, Hurst Gallery, Cambridge, Estados Unidos; Caribbean Art Today, Documenta Halle Kassel, Alemanha; Halle K18, Kassel, Alemanha.
1993
Contemporary Barbadian Art, QAS Headquarters, Washington DC, Estados Unidos; Expo Family, First Ladies of the Americas, San José, Costa Rica; Washington DC, Estados Unidos.
1986
Line and Colour: Genesis, The Barbados Museum Gallery, Barbados, Caribe.
1985
Graduation Exhibition, Ontario Hall, Kingston, Canadá.
1985
BFA on View, Agnes Etherington Gallery, Ontário, Canadá.


Coleções

Spirit of Woman, FAO Headquarters, Roma, Itália
Lambis Arthritica, Barbados Gallery of Art
Coquillier, Barbados Light & Power Co. Ltda.
Spirit of the Sun, CIEL Co. Ltd., Toronto, Canadá
Spirit of Woman, Mr. Philip Goddard, Barbados
Venus, Comb, Dr. A. Graham, Barbados
Guardian Spirits, Dr. A. Graham, Barbados
Harmony, Ministry of Education, Barbados


Prêmios

1993
Expo Family Exhibition, 1º prêmio, Barbados.
1985
Art Collection Foundation, prêmio aquisição.
1980
Bolsa de estudos, Barbados.