.

Conceptional Pillow
1995. Seda, chá e fibras de palmeira, 450X700X280 cm





The Role of Artist (2/2)
1994/95. Disquete, impressão computadorizada e escrita a mão, 24X30,5 cm. Foto: Jiao Yingqi



 


 


Jiao Yingqi

Por Li Xian-Ting

Jiao Yingqi tem grande interesse na influência da alienação da cultura - mesmo nociva - sobre a sociedade. No início da década de 90, iniciou o movimento 'Culture Comment'. Usando símbolos e materiais da cultura tradicional chinesa (como a seda tradicional, o chá e materiais similares), procurou desenvolver um particular modo chinês de expressão artística contemporânea. Nessa ocasião, utilizou um sistema de mídia visual para realizar uma introspecção da cultura tradicional chinesa e da cultura oriental popular, em Pequim. Até o verão de 1994, após o movimento 'Space Experience', ele desenvolveu seu trabalho em duas etapas: primeiramente, avançou no conclusivo entendimento de que "pensamentos e idéias não são como o uso de um sistema de mídia visual para associar-se com aparências", e, conseqüentemente, ele deixou de usar elementos materiais para realizar seu Culture Comment. Em segundo lugar, produziu a filosofia de Culture Force e uma série de trabalhos, que, como crítica cultural, continham as experiências mais profundas de Jiao junto ao meio sócio-econômico existente. Embora esta tendência estivesse completamente distante, até mesmo afastada da corrente cultural chinesa, Jiao, através dela, estabeleceu o próprio e único campo de visão e modo de trabalho.

Culture Force, The Role of the Artist, The Question of the Truth of Artistic Expression, The Influences of Individual Cultural Background, Bibuzhou e outros trabalhos são todos completados pelo uso de palavras escritas. Eles não contêm a misteriosa característica qualitativa da 'arte conceitual', mas Jiao esforçou-se para expor os pensamentos de maneira simples e não adornada. As opiniões de Jiao refletem os mais importantes aspectos da arte. Ele formula opiniões a partir do conteúdo e da temática da obra. Jiao utiliza o Essay para expressar seus pensamentos diretamente às massas. Ele começou a desenvolver Non-Vision entendendo o processo do processo de expressão artística. Neste trabalho, ele retirou o processo criativo e pensou em igualdade. "Penso que a necessidade do desejo da criação de idéias espirituais é o fato mais importante, o método e o meio de apresentação precisam combinar isto". Esta declaração mostra como Jiao reavalia as características do processo de criação a partir do ponto de vista da pesquisa cultural. Seu trabalho mostra a revalorização e o entendimento dos 'blocos mentais' existentes na cultura artística. Jiao defende uma atitude para ultrapassar as condições restritivas de ambas as culturas, ocidental e oriental. Suas conclusões o motivaram a deixar para trás a cultura da mídia visual e buscar os limites básicos da arte tanto no passado como na era da informação.



Cronologia


Nasceu em Shandong, China, 1958. De 1979 a 1983 estudou no departamento de artes da Shandong Normal College, onde fez mestrado. Em 1989 foi professor da Central Fine Art Academy.


Exposições individuais

1995
Contemporary Art Museum, Madeira, Portugal; Art Of Chinese, Aranjuez, Espanha.
1994
Pequim, China; Art Of Chinese, Madeira, Portugal.
1992
Jiao Yingqi Art Exhibition, Pequim, China; Direction, Pequim, China.