.

Flat nº 13 - The Maid Room
1995. Óleo e acrílico s/ metal, 230X230 cm. Coleção: Museum of Modern Art, Cairo, Egito





Flat nº 13 - Bathroom
1996. Óleo e acrílico s/ metal, 230X240X200 cm. Coleção: Museum of Modern Art, Cairo, Egito



 


 


Ramzi Mostafa

Por Reda Abd El Salam


Flat nº13

Flat nº 13 é o título da obra com a qual o artista Ramzi Mostafa participa na 23ª Bienal de São Paulo.

Em primeiro lugar, pretendo falar um pouco sobre a personalidade do artista Mostafa para poder depois passar ao conteúdo da sua obra.

Mostafa é considerado por algumas pessoas - eu entre elas - como um dos poucos artistas egípcios que provoca controvérsia com seus trabalhos e vem fazendo isso durante os últimos 25 anos, durante os quais sempre criou obras de arte revolucionárias, novas e audaciosas.

Mostafa não se enquadra nas trajetórias artísticas tradicionais, e essa atitude pode ser atribuída à sua profunda compreensão do ambiente popular e local e também à herança cultural do país que sempre lhe serve de inspiração. Por outro lado, sua ampla experiência - obtida durante a época em que trabalhou na Academia de Artes como professor e desenhista de cenários - tem lhe garantido um status especial quando comparado aos artistas tradicionais.

Portanto, ao estudar qualquer uma das suas instalações encontraremos um artista visionário e de talentos múltiplos, capaz de produzir obras únicas que provocam sentimentos contraditórios de alegria, dor, surpresa e diversão no espectador.

Este trabalho, intitulado Flat Nº 13, é uma tentativa de refletir a realidade social, representando-a de uma forma plástica muito dramática, que se torna simples e muito mais expressiva à medida que consideramos seus elementos simbólicos e suas três estruturas, incluindo dimensões e cores.

Cada uma dessas partes representa um aspecto 'épico' da família Saber, cujo conteúdo podemos reconhecer por meio de três elementos: o texto anexo, a segunda estrutura que representa a família de Saber Saber Abdel Sabour apoiada na parede e a terceira, que representa o Flat Nº 13, que inclui quarto, sala, banheiro e outros objetos do cotidiano utilizados por Saber e sua família.

As três estruturas permitem ao espectador descobrir muitos dos aspectos estéticos do trabalho e apreender o verdadeiro significado da vida e da arte.



Cronologia


Nasceu em Robei Dakahlia, no Egito, em 1926. De 1942 a 1947, estudou artes no Cairo, onde cursou a Faculdade de Artes Aplicadas. Em Bolonha, Itália, estudou na Accademia di Belle Arte (1952-1955); ainda na Itália, em Faenza, estudou no Istituto d'Arte per la Ceramica. Em 1956, na Inglaterra, estudou no Royal College of Arts de Londres e, em 1957, em Paris. Estudou nos Estados Unidos, na Iowa State University, e obteve seu PhD em artes cênicas pela Denver University, em 1961. É professor sênior, ex-chefe de departamento, vice-presidente (estudos de pós-graduação) da Academia de Artes do Cairo (Drama Inst.). Foi professor convidado no departamento de arquitetura das Universidades de Azhar, Ain Shams, Assuit; na Universidade Americana do Cairo (departamento de inglês e departamento de serviços públicos), na Universidade de Helwan (Instituto de Turismo, Escola Politécnica, Faculdade de Arte Aplicada) e na Universidade de Trípoli. Desenhou cenários e figurinos para mais de 40 peças teatrais e dirigiu diversas peças no Egito. Traduziu diversos livros para a Franklin Organization, do Cairo.


Exposições individuais e coletivas

1995
Egyptian Academy, Roma, Itália.
1994
Les Illuminés, Nantes, França.
1992
Cairo Triennale of Ceramics, Cairo, Egito.
1991
Biennale 17, Alexandria, Egito.
1988
Biennale di Venezia, Itália.
1986
Biennale di Venezia, Itália.
1984
Biennale di Venezia, Itália.
1982/83
Akhenaton Gallery, Cairo, Egito.
1981
Faculty of Applied Arts, Cairo/Egypt Today, Philips Collection-Washington Library, Washington DC, Estados Unidos.
1980
Fine Art-Gallery, Bab-El-Louk, Cairo, Egito; Biennale di Venezia, Itália; Islamic Center of Southern California, Estados Unidos.
1976
Goethe Institute, Cairo, Egito; Galleria Numero, Veneza, Itália.
1975
Gallery of the Diplomatic Center, Cairo-Zamalek, Egito.
1974
Fine Art-Gallery, Bab-El-Louk, Cairo, Egito.
1973
Egyptian Exhibition, exposição itinerante em dois locais: Japão e Marrocos.
1972
Biennale di Venezia, Itália; Exposition International, Nice, França.
1971
Akhenaton Gallery, Cairo, Egito.
1970
Goethe Institute, Alexandria, Egito; Folkwang Museum, Essen, Alemanha.
1969
American University, Cairo, Egito.
1968
Biennale of Alexandria, Egito.
1967
Triennale of India, Índia.
1966
Biennale di Venezia, Veneza, Itália.
1965
Akhenaton Gallery, Cairo, Egito.
1963
Galerie in Griechenbeisi, Viena, Áustria; Woodstock Gallery, Londres, Inglaterra.
1962
Oklahoma Art Center, Oklahoma City, Estados Unidos.
1961
Denver Art Galleries, Denver, Estados Unidos.
1960
Angeleski Gallery, Nova York, Estados Unidos.
1957
Galerie Marcel Bernheim, Paris, França; Strockman Gallery, Estocolmo, Suécia; National Building of Exhibitions, Praga, República Tcheca.
1956
Chesterfield Garden, Londres, Inglaterra.
1953/54
Galleria del Lione, Roma, Itália.
1950/51
Goldenbery Gallery, Cairo, Egito.
1947 Goldenbery Gallery, Cairo, Egito.


Prêmios
1995
Biennale of Johannesburg, África do Sul.
1988
Biennale di Venezia, Itália; King Fouad Prize for Science and Arts; Kadiv Ismall Prize for Arts; State-Prize for Sculture; Sciences and Art Order First Grade; National Theater Schield; Cairo Triennale For Ceramics, Grand Prix, Egyptian Commissioner, Egito.