.

Foreign Language
1995. Offset, papel, 70X100 cm. Projeto de pôster exibido em The Image of Europe, Chipre. Foto; Péter Kiss





Pre/Post
1993. Papel, pôsteres manipulados, 2 peças, 300X400 cm. exibido no VIER, Saint Stephan Museum, Székesfehérvár, Hungria. Foto: Péter Kiss



 


 


Zsolt Veress

Por Suzanne Meszoly


A construção de um nome comum

Em setembro de 1995, de acordo com as leis federais da Hungria, Csaba Nemes assinou um contrato com Zsolt Veress, um artista com quem ele expôs em diversas ocasiões, para que efetuassem uma troca de nomes. Dentro desse projeto artístico, ligado à substituição de identidades, esses nomes são usados apenas com propósitos profissionais, sendo utilizados apenas por ocasião de exibições num contexto artístico. Porém, ambos os artistas mantiveram seus próprios nomes na vida normal, civil.

Preocupado primeiramente com estruturas de apropriação, autoridade, ficção e com as construções de identidade e representação, o artista envolve as formas tradicionais de descrição e informação comerciais e culturais. Por meio de intervenções de composição visual, elabora reinterpretações que questionam os processos de criação do conhecimento comum, os métodos de manipulação da mídia e do poder e a mensagem de imagens e textos publicitários. Pela apropriação de imagens do mass-media e de características culturais e ações não-artísticas, o artista 're-dissemina' um novo método de transmissão, confrontando nossos modelos de compreensão e interpretação aprendidos por meio do método rotineiro. No seu contínuo exame do fenômeno sociológico, de sua investigação da prática artística na era da sociedade da informação pós-moderna, e chegando a um acordo com o fim do milênio e com o vasto desenvolvimento tecnológico global, o artista criou a vídeo-instalação Common Name.

Em Common Name, dois ambientes estão ligados por um único elemento: a simultaneidade de tempo e espaço. No primeiro 'mundo', um festival folclórico de província europeu, com direito a um carrossel rodopiante, um show paralelo de entretenimento, um mercado aberto e em plena atividade, várias curiosidades e uma multidão barulhenta e tumultuosa tomam a cena; podemos ouvir os sinos de uma igreja próxima mesclando-se com os sons de uma antiga caixa de música. Na segunda 'cena', nos defrontamos com uma apresentação multimídia de alta tecnologia que acontece em uma enorme e transitória tenda. Aqui, entre os vários terminais de computadores, essa atmosfera altamente organizada provê uma outra forma de entretenimento, uma 'diversão intelectual' para especialistas e 'leigos interessados', ao som de música produzida por computador.

A mídia - nas formas impressa, eletrônica e digital - continua tendo uma influência expressiva na produção de arte contemporânea e vice-versa. O desenvolvimento explosivo da alta tecnologia na cultura global também afetou em alto grau a prática e o conteúdo artísticos, especialmente na última década. Em Common Name, o artista demonstra que a forma de expressão 'sofisticada' exibida no show multimídia é simplesmente, em última análise, uma forma de entretenimento tanto quanto o é o da feira de província. A função básica de ambos os eventos é o entretenimento instantâneo, relaxamento e diversão do espectador. O conteúdo criativo - a substância artística da obra de arte - foi sacrificado em nome do efeito imediato. Optando por não continuar por esta via de análise, o artista pretende ilustrar as inesperadas e variadas formas de repetição do caráter estático da natureza humana e a constituição imutável do 'mundo'.



Cronologia


Csaba Nemes nasceu em Kisvárda, Hungria, em 1966. Em 1989, formou-se em pintura pela Academia de Belas-Artes de Budapeste. Vive e trabalha em Budapeste, onde expõe com o nome de Zsolt Veress, desde 1995.


Exposições individuais

1996
Gallery By Night, Stúdió Galéria, Budapeste, Hungria.
1995
Drawing, From a Common Memory, MU-színház, Budapeste, Hungria.
1994
Money is a Discrete Field II, Bartók 32 Galéria, Budapeste, Hungria.
1993
Money is a Discrete Field, Bartók 32 Galéria, Budapeste, Hungria;Hot Snow, Budapeste, Hungria; Milieu et L'EGO, Institut Français, Budapeste, Hungria.
1992
Film Titles, Budapeste, Hungria.
1990
Coast, Institut Français, Budapeste, Hungria.
1989
Valve, Bercsényi Klub, Budapeste, Hungria.


Exposições coletivas

1996
Slovenija Open to the Art, Galerija Kulturni Center Ivana Napotnika, Velenje, Eslovênia; The Least, Ernst Múzeum, Budapeste, Hungria.
1995
Kulturabkommen/Cultural Agreement, PBK, Hamburgo, Alemanha; SMELL, Academy of Fine Arts, Budapeste, Hungria.
1994
Epigon, PBK, Hamburgo, Alemanha; übergänge, Museum Moderner Kunst, Passau, Alemanha; übergänge, Galeria Medium, Bratislava, Eslováquia; übergänge, Budapest Galéria Lajos utcai Kiállítóterme, Budapeste, Hungria; SOUND, Hungarian Academy of Fine Arts, Budapeste, Hungria; V=A·_, SCCA-Annual Exhibition, Csók Itsván Kóptár, Székesfehérvár, Hungria.
1993
Pattern, Féskek Galéria, Budapeste, Hungria; Polyphony, SCCA-Annual Exhibition, Budapeste, Hungria.
1992
Knoll Galéria, Budapeste, Hungria; Spectrum, Tüzoltó utca 72 Galéria, Budapeste, Hungria; Four, Kunstverein, Horn, Áustria.
1991
Kunst, Europa, Gesellschaft für Aktuelle Kunst, Bremen, Alemanha; Oscillation, Siesta Basta, Komarno, Eslováquia; Mücsarnok, Budapeste, Hungria; 26 Internationale Malerwochen in der Stelermark, Graz, Áustria; SVB VOCE, SCCA-Annual Exhibition, Mücsarnok, Budapeste, Hungria.
1990
Inspiration, Sommeratelier: Junge Kunst in Europa, Hannover, Alemanha.
1989
Liberté-Egalité-Fraternité, Academy of Applied Arts, Budapeste, Hungria.


Videografia

1994
Continous Castle,VHS/20min
1992
Sunday Table, U-Matic/8min
1991
The Bachelor's Umbrella,
U-Matic/10min
1988
SzuperizmoMerevizmo, VHS/9min; Storm, VHS/3min
1987
Khefren Code, VHS/10min;
Altar, VHS/10min
1986
In Memory of the Challenger Program, VHS/2min; Duel, VHS/1min; Cherchez La Femme, VHS/2min


Filmes
1995
Design, 16mm/10min
1987
Whirlpool, S8/4min