.

Sem título
1995. Cerâmica, 85X45 cm. Coleção P.T.T., Haia, Holanda





Sem título
1992. Cerâmica e tinta acrílica, 30X130X160 cm. Coleção M. Sanders, Amsterdã, Holanda



 


 


Tom Claassen

Por Paul Donker Duyvis


A Pele nas Esculturas Psicomórficas de Tom Claassen

O trabalho mais interessante da exposição The Large Poem Impressions of Dutch Sculpture after 1945 é de autoria do jovem artista Tom Claassen (1964). A exposição teve lugar em uma velha igreja. Claassen inseriu no pavimento feito de pedras com velhas inscrições esvanecidas uma imensa mancha feita de areia amarela. Um olhar mais atento revelou que se tratava de um grupo de Laying Lions - tão planos quanto um cobertor; a vida teria escapado de seus corpos como se se tratasse de ar saindo de balões inflados.

Um triste troféu, o resultado de um safári proibido? Talvez os leões estivessem apenas dormindo sobre a areia de modo a economizar energia no calor tropical? Outra possiblidade é dos leões terem acabado de nascer e ainda estarem envoltos com a placenta da qual parecem emergir.

O relevo de areia e os leões estabeleciam uma unidade perfeita com as antigas decorações das pedras. Este trabalho é uma referência pessoal à vaidade, a símbolos da pintura holandesa do século XVII. Também faz referência à pintura alegórica de Rembrandt que traz um leão e que pertence à coleção do Boymans-van Beuningen Museum em Roterdã.

O trabalho de Claassen é surpreendente e sempre integra uma abordagem humorística. O artista brinca com os materiais e com a estrutura da superfície.

Um objeto macio aparece como sendo duro, aquilo que é leve parece pesado e o que é massivo parece oco. Ele utiliza materiais convencionais como bronze, areia, assim como borracha e um tipo de poliestireno de baixo custo. O conteúdo parece ingênuo e engraçado, mas, ao contrário, é sempre preciso e sério. Claassen utiliza formas pouco convencionais para investigar as convenções da escultura. Seu trabalho é humano, caloroso e objetivo; nunca assume posturas arrogantes nem absolutas. São raras as indicações quanto a seu conteúdo e suas esculturas nunca têm títulos.

Ele definiu seu trabalho como psicomórfico e sempre estabelece comparações com os seres humanos. Suas esculturas se recostam, sentam, ficam eretas ou penduradas.

Recentemente, expôs três carros trombados em um espaço vazio. As esculturas são feitas de poliestireno recoberto de gesso. Como se fossem esculturas minimalistas, estavam montadas de três maneiras diferentes: sobre as quatro rodas, de lado e de ponta-cabeça, como se fossem animais deitados com as quatro patas balançando vulneravelmente no ar.

Formalmente, a exposição faz referência às três dimensões de um objeto. A instalação também é o cenário onde um drama se desenrola: um acidente de carros que envolveu três veículos. Ao mesmo tempo, o trabalho reflete memórias da infância: de um menino manipulando seus brinquedos. As superfícies dos móbiles brancos são curvas e onduladas como a pele humana esticada entre dedos. Este aspecto lhes confere um quê de linguagem de histórias em quadrinhos, como se fossem indíviduos capazes de falar e agir.

O interesse de Claassen na superfície da pele ficou evidenciado por ocasião de sua primeira exposição individual realizada em 1992 em Amsterdã. Dois banheiros-cabines moldados em latéx transparente eram pendurados no teto por meio de dois ganchos que lembravam pele ou papel descartável.

Talvez seus trabalhos-pele façam referência a Bartolomeu segurando sua própria pele na mão esquerda no Juízo Final de Michelangelo (Capela Sistina). Neste trabalho recente também podemos ver a pele sem vida como se fosse um balão sem ar, com dobras e rugas. A pele esfolada é um atributo tradicional de São Bartolomeu; o signo de seu martírio. Michelangelo deu a Bartolomeu uma pele nova e perfeita, porém pintou seu próprio rosto na pele velha; um pecador fora do Paraíso. O sentido simbólico da velha pele que foi substituída por uma nova enquanto forma de renovação e de purificação inspirou Michelangelo a escrever o seguinte poema:

"Como se fosse uma velha serpente esgueirando-se por uma estreita passagem
e perdendo sua velha pele
poderia me renovar
abrir mão de meu estilo de vida e de todos os desejos humanos
tenho perfeita consciência de que quando se está coberto com uma pele mais forte
o mundo passa a não significar nada."

É tentador comparar a pele macia e fofa de Bartolomeu com o corpo sem ar do bebê com luvas de box e a colcha da cama feita de silicone, que remete à casta, de autoria de Tom Claassen. Estas duas modernas alegorias da vaidade não são apenas uma referência superficial às sensuais curvas da superfície; são impressionantes imagens da melancolia.

Há ainda um outro aspecto da temporalidade no trabalho de Claassen. As esculturas feitas de areia ou de borracha se dissolvem rapidamente.



Cronologia


Nasceu em Heerlen na Holanda em 1964. Estudou escultura na Academia St. Joost em Breda. Vive e trabalha na Holanda.


Exposições individuais

1994
Galerie Fons Welters, Amsterdã, Holanda.
1992
Galerie Fons Welters, Amsterdã, Holanda; Breda, Holanda.
1991
Lokaal 01, Breda, Holanda.
1990
Adriaan Wulfse Startgalerie, Amersfoort, Holanda


Exposições coletivas

1995
Galerie Fons Welters, Amsterdã, Holanda; De opstand der dingen, CBK, Dordrecht, Holanda; Opname, Ignatius Ziekenhuis, Breda, Holanda; Aankopen stadscollectie Breda '91- '94, De Beyerd, Breda, Holanda; Orientation, 4th Istanbul Biennial, Istambul, Turquia; Scanning sculpture, Artist's Hertogenbosch, Holanda; Raw Material, Rijksmuseum Kröller-Muller, Otterloo, Holanda.
1994
Het Grote Gedicht, beeldhouwkunst in Nederland na 1945, Grote Kerk, Haia, Holanda; Zomerbeelden, Goes, Holanda; Art Hotel, 60 rooms with a view, Amsterdam Hilton Hotel, Amsterdã, Holanda; Tom Claassen/Rineke Dijkstra, Bureau Amsterdam, Amsterdã, Holanda; Voorwaar, De Garage, Hoorn, Holanda.
1993
Mik, Strik, van Lieshout, Bolink, Claassen, Galerie Fons Welters, Amsterdã, Holanda; Art Contemporain '93', Bruxelas, Bélgica; Reis naar het einde van het atelier, Lokaal 01, Breda, Holanda; Coulissen, Park Wolfslaar, Breda, Holanda.
1992
Peiling '92, negen jonge kunstenaars in Nederland, Museum Boymans van Beuningen, Roterdã, Holanda; Multiple Difference, Galerie Fons Welters, Amsterdã, Holanda.
1991
Umsonst, Lighthouse IBK, Nijmegen, Holanda.
1989
Start '89, Centraal Beheer, Apeldoorn, Holanda.
1989
Zomeropstelling Galerie Seegeren, Breda, Holanda.


Prêmios

1994
Charlotte Köhler Prijs