.

My Mother's Pie
1994. Vista da instalação no Stadt Museum, Graz, Mala Galerija (Pequena Galeria), Liubliana. Foto: Matija Pavlovec





City Calendar (Zveda & Odeon)
1995. Instalação com Maja Gspan Vicic, na Praça Zveda, Liubliana. Exposição Urbanaria, Soros Center for Contemporary Arts. Foto: Petra Varl Simoncic




 


 


Petra Varl Simoncic

Por Milan Klec


Perdendo o Fio da Meada da Conversa

Minha cidade está acostumada a ver uma mulher ou outra fugindo de mim, mas isso não significa que esteja resignado com este fato. Especialmente no que se refere a Petra Varl Simoncic. Petra e eu tivemos uma grande discussão quando falávamos de Odeon e Zvezda. O nome Odeon já estava me deixando irritado a tal ponto que comecei a achar que até os homens da minha cidade iam começar a me evitar. Retruquei a Petra: "Odeon e Zvezda, Zvezda e Odeon. Sempre eles. Isso não leva a nada". Até perguntei a ela, brincando, se Odeon fugiria se fosse um controlador de trens e um dia um urso virasse a esquina bufando em vez de um trem. Petra mais uma vez assumiu a defesa de Odeon. O que era natural. Mas, àquela altura, já estava perdendo a paciência. Bem, nunca neguei este fato. Eles eram pessoas comuns que estavam sempre tentando encontrar seu lugar ao sol. Eles começaram, cada um partindo do seu muro, e terminaram por notar um ao outro por acaso. Agora eu mesmo estava emocionalmente envolvido. Não havia nada a ser dito pois, no início, eles apenas trocaram olhares inocentes e mesmo estes olhares atravessaram toda a cidade. Eles compartilharam um emprego no Calendar de Liubliana e se abraçaram. Tudo bem. Não fazia objeções a vários de seus atos durante seu período de trabalho. Até concordo que seres como eles possam viver em mais de um lugar ao mesmo tempo. Eles tiravam o melhor partido desta situação de modo a poder viajar sobre malas, mochilas, aventais e camisetas. Bastava estarem juntos. Está certo, está certo, eu já estava batendo na mesa, mas tudo já tinha chegado no meu limite. Fiquei tão excitado que perdi completamente o fio da meada da conversa e não sabia mais por que tinha ficado tão incomodado com Odeon e Zvezda. E quando estava totalmente furioso, sugeri a ela que já era o momento de fazerem algo inteligente. No início eles vinham fazer limpeza em meu apartamento ou, quando não podiam fazê-lo, Petra Varl Simoncic pessoalmente assumia a tarefa. Somente tentei colocá-la em terreno firme, mas era óbvio que estava tão fora de esquadro que ficou com medo de mim. Ela começou a correr e eu, é óbvio, me lancei atrás dela. Havia um riacho bem perto dali. Com uma ponte. Petra Varl Simoncic estava correndo o mais rápido que podia. E, quando estava na ponte, algo aconteceu. Não sei se um vento incomum soprou ou qualquer outra coisa, mas o fato é que sua saia levantou graciosamente. Ela não se atrapalhou muito, somente ajustou a saia, sem parar de correr e quase a alcancei. Mas foi aí que percebi! Agarrei uma pedra e quase a joguei no rio. "Sua porca", gritei. O riacho estava espiando debaixo da saia de Petra Varl Simoncic mas, no instante seguinte, fiquei pensativo porque Petra Varl Simoncic obviamente tinha razão. O riacho podia correr na direção que quisesse, sobre a ponte, debaixo dela ou para qualquer outro lugar. O riacho corria na direção certa. E sou obrigado a admitir isso. Abaixei a cabeça.



Cronologia


Nasceu em Liubliana em 1965. Em 1989 graduou-se na Academy of Visual Arts, Liubliana, onde cursou pós-graduação em pintura.


Exposições individuais

1995
Urbanaria II, com M. Gspan Vicic, Park Zvezda, Liubliana, Eslovênia.
1994
Metelkova, Liubliana, Eslovênia; Galerija ZDSLU, Liubliana, Eslovênia.
1993
Galerija Presernova hisa, com Z. Stancic, Kranj, Eslovênia.
1992
Likovni Salon, com M. Pungercar, Celje, Eslovênia.
1991
Galerija SKUC, Liubliana, Eslovênia.
1988
Bezigrajska Galerija, com Zora Stancic, Eslovênia.
1986
Galerija Ars, Liubliana, Eslovênia.


Exposições coletivas

1995
An Exhibition of Bags, IDCO Galerija, Liubliana, Eslovênia.
1994
Esprit d'Amusement, Grazer Kunstverein, Graz, Áustria; Urbanaria I, NUK, Liubliana, Eslovênia; Biennial of Young Meditterian Artists, Lisboa, Portugal; U3 -1st Triennial of Slovenian Contemporary Art, Moderna Galerija, Liubliana, Eslovênia.
1993
Youth Slovenian Art, Venlo, Holanda; Global Graphics, Maastricht Exhibition Congress Centre, Maastricht, Holanda; De Figure, Galerija SKUC, Liubliana, Eslovênia; Youth Slovenian Graphic Art, MGLC, Liubliana, Eslovênia; exposição itinerante Fragmentary View, Palaèa Umetnikov, Estocolmo, Suécia; Turn around Woman, Galerija Equrna, Liubliana, Eslovênia; 20th International Biennial of Graphic Art, Liubliana, Eslovênia.
1992
2nd Biennial of Slovenian Graphic Art, Otoèec; To Where the Painting Extends, Jakoppièeva Galerija, Liubliana, Eslovênia.
1991
Slovenian Graphic Art, Jakopcieva Galerija, Liubliana, Eslovênia; 13th Exhibition of Yuguslav Drawings, Zagreb, Croácia; 19st International Biennial of Graphic Art, Liubliana, Eslovênia.
1990
1st International Biennial of Illustration, Belgrado, Iugoslávia.
1988
15 Biennial of Young Yoguslav Artists, Moderna Galerija, Rijeka, Croácia.