.

Object from Milk for Vrednosty (Stalin)
1996. Bandeira s/ seda





A Meal to Remember
1995. Instalação. Técnica mista



 


 


Illya Chichkan

Por Marta Kuzma

Illya Chichkan utiliza a mídia fotográfica em uma instalação cujo formato revela fragmentos da história social em meio ao saturado meio ambiente que estava em intenso ritmo de transformação e sujeito a reinterpretações. Em seus trabalhos anteriores, Chichkan integrou fotograficamente aspectos da vida doméstica - objetos que iluminam estereótipos culturais do passado, assim como práticas sociais e encenações baseadas em situações familiares retiradas do próprio contexto pessoal do artista. Em seu projeto para a Bienal Internacional de São Paulo, Chichkan enfoca o documento encenado, revelando as estruturas de poder e a motivação alimentada pela quota de produção solicitada versus a atração sub-liminar para aumentar a produção. O artista apresenta uma mercadoria na ausência de uma estrutura de mercadorias. Ao fazer referência aos conceitos de produção em massa e de eficiência face à ausência da diferenciação dos produtos, assim como ao conceito ocidental da publicidade em seu aspecto de máscara libidinosa, o artista cria uma instalação que funciona como metáfora para o papel das mulheres na indústria têxtil, que buscavam cumprir os objetivos de produção dos vários planos econômicos que ocorreram durante a era soviética. Seu trabalho também opera uma desconstrução da imagem do documentário histórico.

Em 1923, Vladimir Tatlin, na época diretor da Seção de Material de Cultura (que no início era chamada de Construção de Objetos), fez uma listagem das prioridades do processo de materiais e deu início a projetos de design de ordem prática como, por exemplo, ternos, casacos e fornos. As tarefas da Seção de Materiais Culturais eram as seguintes:
1. Pesquisar materiais tendo como objetivo dar forma aos princípios de cultura;
2. Pesquisar a vida cotidiana enquanto forma específica de material cultural;
3. A formação sintética de materiais e, como resultado de tal formação, a elaboração de padrões para esta nova experiência.

A Seção desenvolveu dois padrões de normas para vestimentas que eram as seguintes: 1) casacos longos para homens; 2) jaquetas; 3) batas; 4) calças: um conjunto para trabalhadores e cidadãos da União Soviética a serem feitas pelo Departamento de Material de Cultura em conjunto com as fábricas do Conglomerado de Fábricas de Roupas de Leningrado.(1) Era óbvio que, mesmo nos estágios iniciais da Revolução, a agenda socialista dava prioridade à roupa das autoridades ao mesmo tempo em que fornecia um modelo de equipamento de cozinha que as mulheres iriam utilizar para preparar as refeições.

Chichkan refere-se à iniciativa trazida à tona pelos vários planos socio-econômicos utópicos, implementados ao longo de todo o período soviético, que fazia com que o trabalhador se envolvesse diretamente em um tipo de competição social com relação à produção e enfatizava a tentativa de desafiar a quota prevista produzindo mais em um período de tempo menor. O artista se refere à maioria da força de trabalho envolvida na indústria têxtil que, freqüentemente, eram mostradas como as 'heroínas' deste período. A indústria têxtil serviu de base para a criação de novas cidades como Ivonovo, na qual 80 a 90% da população era composta de mulheres. Ao fazer referência a essa prática específica de emprego, Chichkan alude à mudança do papel da mulher ocorrida depois da revolução. Anteriormente, as mulheres ficavam restritas aos trabalhos domésticos e à criação dos filhos, para depois se transformarem em partes integrais e mecanizadas, servindo à realização dos objetivos econômicos e industriais da Revolução.

Tais enfoques foram adotados nos três estados fortes do comunismo - China, Coréia do Norte e União Soviética -, que criaram mecanismos internos próprios para o comércio têxtil, com ênfase na exportação (de metais e aço da União Soviética), que eram trocados por importações de produtos leves (sedas chinesas e fios). Illya Chichkan integra em seu trabalho pôsteres feitos com material produzido em tear (tradicionalmente encontrados nos locais de 'agitação política', com as imagens de Mao Tse-tung, Kim Il Sung e Joseph Stalin, os três principais demagogos, representados em materiais leves - isto é, metaforicamente liberados dos métodos que utilizavam em suas políticas de implementação.

O artista cria uma composição colorida de elementos metálicos em preto e branco de modo a expor a qualidade estética soviética baseada em linguagem marcadamente documentária e fotográfica. Esta documentação encenada servia de base para o sistema socialista, cujos aspectos eram enfatizados com fotos e filmes sancionados oficialmente e em campanhas publicitárias. As caixas fotográficas de Chichkan buscam revelar a natureza dupla do sistema em seu esforço de proporcionar uma anestesia social. As fotos mostram costureiras de uma fábrica têxtil - que ainda existe em Podol -, tomando leite. As condições de trabalho dessas fábricas, prejudiciais à saúde de suas trabalhadoras, eram camufladas por uma política de subsídio ao leite, denominada de Moloko za Vrednist ou Leite em vez de Saúde Prejudicada (Milk in Lieu of Harm), que ainda é praticada na Rússia. Este tipo de política de placebo também foi implementada de maneira similar quando os noticiários oficiais sugeriam à nação que tomasse vinho tinto para contrabalançar os efeitos da radiação em conseqüência do acidente nuclear de Chernobyl ocorrido em 1988.

Chichkan apresenta momentos abstratos desse período histórico com a intenção de desconstruir o que era apresentado como documento ou artefato - 'as imagens' desta experiência social específica.

1. Vladimir Tatlin, "Report for Material Culture's Research Work for 1924", Art in theory, 1900-1990: An anthology of changing ideas, Oxford, Charles Harrison & Paul Wood, 1992, pp.328-329.



Cronologia


Nasceu em Kiev, Ucrânia, em 1967. Mora e trabalha em Kiev.


Exposição individual

1994
Alter Idem, Brama Centre for Contemporary Art, Kiev, Ucrânia


Exposições coletivas

1996
Suggar Plums Visions, SCCA Gallery, Kiev, Ucrânia; Commodity Fetishism, Ukrainian Cultural House, Kiev, Ucrânia; The Family Album, Gallery at Kiev Mohyla Academy, Kiev, Ucrânia; The Hermetic Forest, SCCA Gallery, Kiev, Ucrânia.
1995
After Five Years, mostra de fotografia, Bratislava, Eslováquia; Multiple Exposures, Illya Chichkan e Sergel Bratkov, Mason Gross Visual Arts School, Rutgers University, New Brunswick, New Jersey, Estados Unidos; Bred in the Bone, SCCA Gallery, Kiev, Ucrânia; The Art of Photography from Ukraine, Mason Gross Visual Arts School, Rutgers University, New Brunswick, New Jersey, Estados Unidos; Informatum, Center of Contemporary Art, Ujazdowski Castle, Varsóvia, Polônia; Barbaros, Union of Artists Gallery, Kiev; Rot Medusy, Brama Centre for Contemporary Art, Kiev
1994
Project for Europe, Turbine Hall, Copenhague, Dinamarca; Project by Osmolovsky, Regina Gallery, Moscou, Rússia; Alcemic Surrender, Flagship Slavutych, Sevastopol, Criméia; Free Zone, Museum of Fine Art, Odessa, Ucrânia; Expanse of the Cultural Revolution, Ukrainian House of Culture, Kiev, Ucrânia.
1993
Angels Over Ukraine, Gallery 369, Edinburgh Festival, Escócia; Genetic Mutations, Artists Union Gallery, Kiev, Ucrânia.
1992
Artists from the Paris Commune, Artists Union Gallery, Kiev, Ucrânia; Still, Artists Union Gallery, Kiev, Ucrânia; Group show, Museum of Kosly Kopinir, Kiev, Ucrânia.
1990
International Festival of Contemporary Art Expositia, Avignon, Paris, França.
1987
Republican Exhibition of Young Artists, Gallery at Union of Artists, Kiev, Ucrânia.


Coleções

The Russian Museum, São Petersburgo, Rússia;
Regina Gallery, Moscou, Rússia.