.

Meditation
1992. Vídeo, 8 min. Foto: Paul Pavel





Daily Waves
1994. Vídeo, 3 min. Foto: Wladimir Goralcík



 


 


Janka Vidová-Zácková

Por Ludvik Hlavacek


Pinturas Realizadas pela Câmera

A aldeia de Muranska Zdychava é um lugar solitário, escondido nas montanhas da Eslováquia. Até mesmo o seu nome, que em eslovaco é cheio de conotações poéticas de conteúdo trágico e lírico, evoca mistérios ocultos.

Janka Zácková nasceu em uma pequena cidade eslovaca situada não muito longe de Muranska Zdychava. Seu vídeo de 1992, que mostra o caminho para Zdychava, expressa a intimidade da artista com o lugar. A câmera descreve de modo realista a estrada que nos leva através da mágica paisagem invernal, olhando os detalhes, o riozinho, o cachorro de movimentos graciosos, o grupo de coelhos ou o rosto dos habitantes da aldeia. Ao mesmo tempo, os detalhes registrados pela câmera são modificados por meios técnicos como a desfocalização, a modulação da cor, a modulação da velocidade de filmagem etc., de maneira que escapam da relação existente com a ação registrada e entram em um sistema novo e independente de relacionamento. Na verdade, são relações formais entre as qualidades visuais autônomas que são percebidas emocionalmente como qualidades estéticas.

Apesar de sua independência, este nível formal de valores visuais abstratos não perde sua ligação com a ação descrita realisticamente. Na obra de Zácková, a realidade material mostrada de modo objetivo e sua formalização emotiva, conseguida por meios técnicos, estão mutuamente relacionadas dentro dessa relação; os dois pólos são ao mesmo tempo opostos e complementares enquanto criam o universo - o ambiente da vida humana como um todo aberto que não pode ser definido. A realidade descrita reflete o mundo, que é controlado pelo homem e articulado de forma objetiva. Os valores visuais abstratos, por outro lado, lembram um background não-temático e não-controlado em que cada decisão humana tem suas raízes. Esta polaridade de imagem real e abstrata pode também ser formulada como uma polaridade de contéudo e forma, em que por conteúdo entendemos a ação descrita e por forma entendemos os meios artísticos desenvolvidos pelos artistas para descrever a ação.

Os trabalhos posteriores de Janka Zácková utilizam como base essa mesma oposição. Em Daily Waves, 1994, a câmera - um instrumento técnico operado por uma mão humana trêmula - registra os detalhes da face humana e dos objetos do dia-a-dia. A maneira como são apresentados é articulada pelo ritmo da mudança que interrompe a si mesma pela combinação da imagem, pela repetição da tomada etc. Como se as coisas oferecessem um reflexo que tentasse criar a impressão de que tinha acabado de nascer na nossa frente. No pequeno projeto Late Evening, 1995, as coisas registradas - que evocam principalmente o mundo do famoso fotógrafo tcheco Josef Sudek - são recriadas por um tipo de redução minimalista do movimento, pela lentidão que rodeia até as coisas mais usuais com uma aura de contemplação.

É interessante observar que esta polaridade interna da expressão artística não é nada novo e sim algo que vem existindo na criação artística ao menos desde o começo da arte moderna, talvez mesmo desde o começo da arte européia. O vídeo pertence aos novos meios high-tech de expressão, que em geral são atribuídos a qualidades não-pessoais e até não-humanas. As características básicas da mensagem da artista, no entanto, não foram modificadas por esses novos meios de expressão. Ela utiliza os novos instrumentos técnicos como um enriquecimento dos seus meios de expressão. Janka Zácková, que começou a carreira artística como pintora e desenhista, segura a câmera de vídeo como um meio libertador. A aventura do relacionamento da cor e da forma que acontece na tela é um rodeio desnecessário para que ela possa mostrar a expressão imediata dos segredos da vida que nos cerca. A câmera de vídeo permite a Janka Zácková permanecer e criar enquanto está em contato com as pessoas, trocar 'o modelo da vida pelo seu original'.

No entanto, pode parecer que a câmera não é o último meio de expressão artístico que Zácková usará. Ultimamente, ela tem estado fascinada pelas possibilidades oferecidas pela animação por computador. O que a atrai é sua forte tendência a experimentar e pesquisar tudo o que é novo e que o inescrutável futuro possa oferecer. Apesar desse interesse juvenil de experimentar coisas novas, poderíamos ficar surpresos pelo fato de as questões que os instrumentos técnicos apresentam aos olhos do espectador serem sempre as mesmas: aquilo que o homem é capaz de fazer e o que ele gostaria de ser capaz de fazer.



Cronologia


Nasceu em 3 de setembro de 1963, em Poprad, Eslováquia. Vive e trabalha desde 1984 em Praga, República Tcheca. De 1981 a 1985, freqüentou a Universidade P. J. Safárik, em Kosice, Eslováquia, e a Faculdade de Ciências Naturais da Charles University, em Praga, na República Tcheca. Estudou artes plásticas de 1989 a 1996 na Academy of Fine Arts de Praga. De 1989 a 1990, freqüentou o Estúdio de Desenho do prof. Jitka Svobodová. De 1990 a 1991, freqüentou o Estúdio de Desenhos e Objetos do prof. Karel Malich. Em 1994, fez cursos na Nottingham Trent University, na Grã-Bretanha e, entre 1991 e 1996, fez cursos no Studio of New Media do prof. Michael Bielicky.


Exposições individuais e coletivas

1996
I New Salon in Zlin, Castle in Zlin, República Tcheca; Transformation, Bosnia and Herzegovina Art Gallery, Sarajevo, Bósnia-Herzegóvina; Urbane Legenden - Prag, Staatliche Kunsthalle Baden Baden, Alemanha.
1995
Kunst in Werk 95, Siemens, Amberg, Alemanha; Strizek, Vidová-Zácková, Alte botanische Pavilion, Munique, Alemanha; Orbis Fictus, New Media in Contemporary Art, 2nd annual exhibition of SCCA Prague, National Gallery, Praga, República Tcheca; Artcircolo 95, exposição internacional, Castle Melnik, Praga, República Theca; Kwangu Biennale, Part of Whole World, projeto de Nam June Paik, Coréia; Annual Exhibition of Academy, Mánes, Praga, República Tcheca; MCC Lennan Community College, Art Center Waco, Texas, Estados Unidos.
1994
Video - Vidím - Ich sehe, Kunst Museum, Thun, Dum umeni, Brno, Bratislava, Eslováquia; Czech Eletronic Image, Mánes, Praga, República Tcheca; Muzzle, Frágnerova Gallery, Praga, República Tcheca.
1993
Annual Exhibition of Academy, Dum u Hybernu, Praga, República Tcheca; Landscape, 1st annual exhibition of SCCA-Prague, Dum u kamenného zvonu, Municipal Gallery of Prague, República Tcheca; CODE - X 93, Gallery Behémot, Praga, República Tcheca.
1992
Litanei, National Technical Museum, Praga, República Tcheca; Between Heaven and Night, Zenské domovy, Praga, República Tcheca.
1991
Annual Exhibition of Academy, Dum u Hibernu, Praga, República Tcheca; Artparty, Rock Cafe Gallery, Praga, República Tcheca.


Festivais

1993
Deutscher Videokunstpreiss 1993, ZKM, Karlsruhe, Alemanha; 4th International Sound Basis Visual Art Festival, Wroclaw, Polônia; AVE, Arnhem, Nijmegen, Holanda.