.

Sem título
1993. Vídeo-instalação, 700X400X300 cm





Sem título
1993. Vídeo-instalação, 700X400X300 cm



 


 


Alexandru Patatitcs

Por Irina Cios

O impacto da nova mídia na criatividade no início da década de 90 na Romênia criou uma surpreendente oportunidade para o surgimento de uma nova geração de artistas que passaram a utilizar novas formas de expressão.

O jovem e audacioso Alexandru Patatics é um artista que utiliza a nova mídia de maneira bem-humorada, criando com suas instalações o sentimento de que se trata de um brinquedo fácil de lidar. Ele raramente se atém a seu projeto inicial pois continua a criar ininterruptamente uma relação inusitada entre som, cor, forma, movimento e, às vezes, até propondo uma completa mudança na forma de expressão convencional da mídia. O artista alia a maturidade de um bem-treinado especialista em computador à exuberância de um artista descontraído, que utiliza conceitos tais como manipulação, visão crítica da mídia, criatividade/destruição, ordem/caos etc. Seu trabalho revela-se uma análise inteligente e inovadora do meio ambiente contemporâneo.



Cronologia


Nasceu em Timisoara, Romênia, em 26 de dezembro de 1963. Formou-se em 1991 na Jon Andreescu Academia de Artes Visuais em Cluj-Napoca.


Exposições coletivas

1995
Unter Anderen - Among Others, exposição itinerante em: Gent, Bélgica; Kunstlerhaus, Dortmund, Alemanha; Spotkania Krakowskic, BWA Gallery, Cracóvia, Polônia.
1994
Orient-Occident, Museum of Art, Timisoara, Romênia; Minima Media, Medienbiennale, Leipzig, Alemanha.
1993
Zona Europa de Est, International Festival Performance, Museum of Art, Timisoara, Romênia; Ex Oriente Lux, Dalles Hall, Bucareste, Romênia.
1991
Stare Fara Titlu, Museum of Art, Timisoara, Romênia.
1990
The First International Youth Festival, Ancara, Turquia.
1981
Studiul 2, Bastion Gallery, Timisoara, Romênia.
1978
Studiul 1, Bastion Gallery, Timisoara, Romênia.


Prêmios

1993
Ex Oriente Lux, prêmio.
1994
Bolsa, Zentrum fur Kunst und Medientechnologie, Karlsruche, Alemanha.