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The World Flag Ant Farm
1990. Formiga, areia colorida, caixa de plástico, tubo de plástico, documentação em vídeo, 170 caixas de plástico, 24X30 cm cada. Coleção: Naoshima Contemporary Art Museum, Japão. Foto: Norihiro Ueno

 


Asia-Pacific Ant Farm
1994. Formiga, areia colorida, caixa de plástico, tubo de plástico, documentação em vídeo, 30X45 cm cada. Coleção: Takamatsu City Museum of Art, Japão. Foto: Taku Saiki


Wandering Position
1995. Formiga, moldura de aço, pastel, 530X430 cm. Instalação em Power Plant, Toronto, Canadá. Foto: Cheryl O'Brien

 



Yukinori Yanagi

Por Tsutomu Mizusawa

Os meios de expressão de Yukinori Yanagi vão de máquinas, brinquedos plásticos e néons controlados por computador até argila e formigas vivas. Embora seus métodos tenham se tornado cada vez mais amplos nos últimos anos, pelo menos até onde a sua crítica alcança, seu interesse tem se tornado cada vez mais agudo e pronunciado. Ele parece estar focando apenas o ponto em que a expressão figurativa e as `nações´ - que são um tema muito difícil de se colocar na forma figurativa - entram em contato. The World Flag Ant Farm 1990, em que Yanagi trabalhou enquanto estudava na Universidade de Yale e que foi exibido pela primeira vez em Los Angeles em 1991, recebeu o prêmio da Seção de Artistas Convidados da Biennale di Venezia em 1993 e, favorecido pela realidade da queda da União Soviética, Yanagi tornou-se de repente um dos artistas mais conhecidos da arte contemporânea. Mesmo depois de ter se tornado famoso, ele têm trabalhado continuamente a questão de `nação´ de uma forma figurativa. Nesse sentido, ele se destaca da geração jovem de artistas japoneses.

Em alguns casos, o artista assume uma atitude crítica ao se referir em seus trabalhos à questão do Império japonês, que é uma questão considerada tabu no Japão. Em outros, proporciona aos seus trabalhos uma imagem aparentemente brincalhona utilizando brinquedos manufaturados para criar a imagem da bandeira nacional japonesa. Sua posição artística é universal e o artista, intencionalmente, liberta-se o máximo possível de qualquer restrição partidária, classista ou racial. Como resultado, não há absolutamente nenhum sentimento de inimizade em sua obra, que possui rasgos de um humor mordaz. Isso é influenciado pelo fato de que a partir de 1988, quando foi estudar nos Estados Unidos, Yanagi ter dado a mesma importância básica ao Japão e aos Estados Unidos para sua atividade artística. Por outro lado, a partir de Wandering position 1. Ground Project - on the beach, realizado em 1986, onde ele criou, como um besouro vira-bosta, uma bola gigante feita de detritos provenientes da maré encontrados à deriva na praia, `perambular´ tem sido incessantemente o conceito básico do trabalho de Yanagi. `Perambular´ nada mais é do que cruzar as fronteiras das `nações´. Dessa forma a idéia de perambular aparece para indicar que esse ato é muito mais importante que o fato do artista morar em um ou em outro lugar. The World Flag Ant Farm 1996 - The World Ant Farm Project apresentado nesta exposição apresentará claramente o conceito fundamental do artista. Sem dúvida é permitido interpretar a erosão literal das `nações/bandeiras´ provocada pelas formigas, como uma alegoria. No entanto, é importante levar em consideração o fato de que essas formigas `perambulam´. É apenas quando o ser humano `perambula´ na mesma escala que as formigas, quer dizer exatamente como a bola gigante da praia que foi construída mantendo-se a mesma proporção existente entre o besouro vira bosta e a bola de estrume que ele produz, que o vasto conceito dessa obra surgirá. O plano de Wandering Position, será realizado no local e consiste em colocar uma formiga livre em uma área quadrada rodeada por uma moldura de aço. O artista seguirá a formiga que deixará seu próprio rastro de tinta. Apenas o tamanho e a posição da moldura serão determinados pelo artista. O restante será desenhado de acordo com a "vontade" da formiga. Nem mesmo o artista será capaz de ter uma imagem total da obra enquanto estiver trabalhando. O resultado final pode ser delicado e belo, embora a beleza não seja o único propósito do desenho. Através da destruição das bandeiras, o espectador toma consciência das nações. Da mesma forma, o fato da fronteira não poder ser cruzada ficará claro no desenho. Este desenho deve esclarecer que a invisibilidade (quer dizer, alguma coisa que não se expressa de uma forma figurativa) é a causa de estranhos sentimentos de ódio e da fútil violência que resulta deles.



Cronologia


Nasceu em 1959 em Fukuoka, Japão. Vive em Nova York e Tóquio. Graduou-se pela Yale University, em Connecticut, Estados Unidos em 1990. Obteve seu MFA, Fellowship in Arts (Escultura). Freqüentou a Musashino Art University em Tóquio, Japão em 1985 e obteve seu MFA e BA em Fine Arts in Painting.


Exposições individuais

1996
Capp Street Project, San Francisco, Estados Unidos.
1995
University Art Museum, University of California, Santa Barbara, Estados Unidos; Wadsworth Atheneum, Hartford, Estados Unidos; Peter Blum, Nova York, Estados Unidos.
1994
Anthony d´Offay Gallery, Londres, Inglaterra.
1993
Ars Futura, Zurique, Suíça.
1992
Naoshima Contemporary Art Museum, Kagawa, Japão; Fuji Television Gallery, Tóquio, Japão.
1991
Lehman College Art Gallery, Nova York, Estados Unidos; Hillside Gallery, Tóquio, Japão; Los Angeles Contemporary Exhibitions, Estados Unidos.
1990
Storefront for Art and Architecture, Nova York, Estados Unidos; Hillside Gallery, Tóquio, Japão; Yale University Art and Architecture Gallery, Connecticut, Estados Unidos.
1987
Hillside Gallery, Tóquio, Japão.


Exposições coletivas

1996
Islands, National Gallery of Australia, Camberra, Austrália; Asia-Pacific Triennial, Queensland Art Gallery, Brisbane, Austrália; Cultural Olympiad, Atlanta, Estados Unidos.
1995
Fifty Years After, Museum of Modern Art, Tukushima, Japão; 6 Triannale Kleinplastik, Sudwest LB Forum, Stuttgart, Alemanha; Age of Anxiety, Power Plant, Toronto, Canadá; Border Crawl, Kukje Gallery, Seul, Coréia; Art in Japan Today/1985-1995, Museum of Contemporary Art, Tóquio, Japão; Japan Today exposição itinerante em quatro locais: Louisiana Museum of Modern Art, Humlebaek, Dinamarca; Kunstnernes Hus, Oslo, Noruega; Waino Aaltoner Museum of Art, Turku, Finlândia; Liljevalchs Konsthall, Estocolmo, Suécia.
1994
Insite 94, Museum of Contemporary Art, San Diego, Estados Unidos; Asian Art Now, Hiroshima City Museum of Contemporary Art, Hiroshima Japão; Mito Annual, Open System, Art Tower Mito, Ibaragi, Japão; Japanese Art after 1945: Scream against the Sky, exposição itinerante em quatro locais: Guggenheim Museum, Nova York, Estados Unidos; Museum of Modern Art, San Francisco, Estados Unidos; Yerba Buena Garden, San Francisco, Estados Unidos; Yokohama Museum of Art, Kanagawa, Japão; Old Glory, exposição itinerante em três locais: Cleveland Center for Contemporary Art, Estados Unidos; University Art Gallery at University of Colorado, Estados Unidos; Phoenix Art Museum, Estados Unidos.
1993
Trade Routes, The New Museum of Contemporary Art, Nova York, Estados Unidos; Aperto 93, Biennale di Venezia, Itália; Exchange 2, Schedhalle, Zurique, Suíça; In Their Own Image, P.S.1 Museum, Nova York, Estados Unidos.
1992
My Sweet Home in Ruin: Urban Environment and Art in Japan, Setagaya Art Museum, Tóquio, Japão; By Arrangement, Galerie Ghislaine Hussenot, Paris, França.
1991
New York Diary: Almost Twenty-five Different Things, P.S.1 Museum, Nova York, Estados Unidos.
1987
Art Document `87, Tochigi Museum of Fine Arts, Tochigi, Japão.
1985
17th Contemporary Art Exhibitions of Japan, Metropolitan Museum of Tokyo, Japão.


Prêmios e bolsas

1995
Prize, The Gotoh Memorial Foundation, Japão.
1993
Award, Aperto 93, Biennale di Venezia, Itália.
1992/93
Fellowship, Asian Cultural Council, International Studio Program, P.S.1 Museum, Nova York, Estados Unidos.
1988/90
Fellowship in Arts, Yale University, School of Art and Architecture, Estados Unidos.